sexta-feira, 4 de novembro de 2011

QUÍRON O MITO NOSSO DE CADA DIA

QUÍRON O MITO



Quíron foi um centauro. Os centauros eram representados como tendo forma humana da cabeça ao torso superior e forma de cavalo no torso inferior e pernas. São selvagens, violentos, bêbados e lascivos. Quíron foi a excepção. Após a descoberta de Quíron, existia uma certa confusão acerca da associação entre Quíron e os Centauros, e uma discussão acerca de Quíron ter sido "um dos" ou o "rei dos" centauros...

Os antigos centauros (Sagitários) eram uma raça mortal. Parte cavalo, com o torso superior de homem, eles eram seres selvagens, desordeiros, bêbados e lascivos (por isso descritos como seguidores de Dionísio, o deus do vinho). Devido a estas características eram mal vistos pelos deuses do Olimpo. 

A única relação do centauro Quíron com os centauros era a sua aparência. De facto, o seu aspecto de centauro constituía apenas um defeito de nascença. Quíron era sábio e bondoso. Quíron foi de facto o mais sábio dos centauros. Filho do deus Cronos (Cronos para os Gregos mas Saturno para os Romanos) e Filira (Nais), uma ninfa filha dos oceanos, pertencia à mesma geração divina de Zeus e restantes deuses do Olimpo.

Visto que Cronos era casado com Reia (ou Rea, sua meia irmã com a qual gerou Plutão, Neptuno e Júpiter), para conceber Quíron sem que ela desse por isso uniu-se a Filira sob a forma de cavalo o que levou a que Quìron nascesse centauro mas imortal (semi-deus). Quando Filira viu que o seu filho tinha nascido centauro ficou cheia de vergonha, abandonou-o no Monte Pélion e pediu aos deuses que a transformassem numa árvore. 

Quiron cresceu abandonado numa gruta do Monte Pélion na Tessália. Algumas versões do mito referem que Apolo por vezes o visitava para o ensinar. Quiron era muito estudioso, cresceu amigo dos homens, sábio e bom. Tornou-se conhecedor de várias artes e ciências nomeadamente a música - "Até as pedras (estrelas) paravam para o ouvir quando tocava". Devido à sua sabedoria vários deuses e titãs confiaram-lhe a educação dos seus filhos.

Quìron foi o tutor e pai adotivo de muitos dos grandes heróis. Entre outros, foi mestre de Aquiles, Hércules, Jasão e Asclépio e mesmo o grande Apolo, seu professor, acabou por receber lições de Quìron. 

As matérias que lecionava incidiam na integração das naturezas física, espiritual/moral e intelectual, pois só desenvolvendo e integrando as três poderiam os heróis compreender a sua verdadeira natureza. 

Quiron foi um célebre médico que chegou mesmo a praticar cirurgia. Foi Quìron que tratou Aquiles das queimaduras e feridas provocadas pelas experiências de magia da sua mãe. 

Foi então que se deu um ponto de viragem na sua vida...

Durante um massacre de centauros praticado por Hércules - grande amigo de Quíron e um dos seus alunos preferidos, Quíron foi acidentalmente ferido por uma flecha envenenada que tinha atravessado outro centauro. 

O veneno das flechas de Hércules não tinha antídoto. Apesar do sofrimento que a ferida lhe provocava Quíron sobreviveu devido à sua natureza imortal. Foi precisamente na sua busca de um tratamento para esta ferida que Quíron descobriu a medicina que depois ensinou a Asclépio. 

Após muitos anos de busca sem ter descoberto uma cura Quíron desejou morrer. Prometeu, que tinha nascido mortal acedeu a trocar a sua mortalidade pela imortalidade de Quíron que assim pode repousar em paz. Júpiter ficou tão impressionado que fez a constelação de Sagitário para honrar Quíron nos Céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
;